Uma história inspiradora, onde sonhos são possíveis de sonhar acordado.

sonho-voar1
0

Hoje, eu vou comentar sobre uma pauta do programa da Ana Maria Braga. Antes, quero te esclarecer como são os meus textos. Parte do meu trabalho (Sou uma Coach lover – acompanhe meu Insta que em breve eu te conto o que isso significa. Não, não sou uma Coach que te ensinará a amar…), consiste em pesquisar informações de todos os tipos, que tenham a ver com o desenvolvimento da carreira das pessoas. Então, esteja em uma matéria de revista, algum site ou programas de televisão, meu lado investigativo estará a todo vapor para apoiar você e os meus clientes diretos. Desta forma, só para esclarecer, matérias que fazem sentido para mim, independente de onde elas estejam sendo transmitidas, estou dentro! Vai me seguindo nas redes sociais que eu vou te mostrando como podemos tirar o melhor proveito de programas (revistas, sites e etc).

E então, estou aqui para te contar que ontem, dia 17.11.16, eu assisti um quadro da Ana Maria Braga, muito bacana para o meu trabalho (dá um Google e leia a diferença entre trabalho e emprego, é bacana!). Aproveito para te contar que a minha missão como Coach de Carreira é apoiar a realização dos sonhos dos meus clientes diretos e indiretos (você que me acompanha nas redes sociais é meu cliente indireto), transformando sonhos em planejamento e ação! Antes de te contar a história de hoje, quero te convidar para assistir o quadro, acessando o GSHOW, programa Mais Você (17.11) e selecione o quadro 2, do marceneiro Valmir que tem o sonho de ser piloto de avião. Agora pega a pipoca que eu vou te contar!

O experiente marceneiro Valmir Freitas, morador de Cachoeira de Itapemirim (ES), estudou até a quinta série, marido da Jucimara, também não concluiu os estudos, três filhos e moram em uma casa simples. O sonho do Valmir: ser piloto de avião! Até ai okay, correto pessoal? Mas, para quem não sabe, ser piloto de avião é uma profissão que requer um investimento financeiro muito alto! Além da formação acadêmica, cursos particulares de voo (cerca de três mil reais, fora o curso, só para começar.) que levantam um muro sem fim nos sonhos de pessoas que estão desfavoráveis economicamente. Mas para o Valmir, a história foi diferente. O tamanho do sonho dele é um simulador de voo construído através de suas próprias mãos e na sua residência! Parece coisa de maluco não é? Pois é, os vizinhos também achavam. Porém, essa é somente uma parte do plano de Valmir. Ele fabricou 850 chaves da cabine (aqueles mil botões), a carcaça do avião, todas as peças do gigante painel, tudo igualzinho (ou o mais próximo possível da realidade). Mas ele não sonhou sozinho! Sua esposa, que não entendia nada de computadores, cuidou de toda a parte de informatização do projeto (seis computadores) para que ele pudesse treinar. Olha a mulherada na Tecnologia aí! E não para por aí! O Valmir só havia andado do avião uma vez na vida e a Jucimara, nunca! Ah, e o avião foi desenvolvendo tamanha forma e altura, que eles foram quebrando a casa toda para comportar a aeronave! O casal acabou ganhando um passeio de avião de verdade, experimentaram simuladores de voo profissional, receberam dicas e só fortaleceram o sonho dos dois! Histórias assim, me animam muito! Uma frase do Valmir muito bacana, quando questionado sobre o que ele sente quando está voando (no simulador): “É quando você sonha e não acorda”.

Bom, só a história, já é um exemplo sobre sonhar com amor e transformar seu sonho em planejamento e ação, não acham? Contudo, eu achei legal extrair algumas dicas que são trabalhadas no Coaching e Mentoria de Carreira e espero que te ajude a se inspirar a tirar aquele sonho da gaveta. Acoooorda menino (a)! ;p

1)     Pergunte para você mesmo: Qual é o tamanho do seu sonho?

2)     O que você precisa para ser feliz?

3)     Sonhe com o coração;

4)     Por mais maluca que a sua meta seja, se ela é alcançável para você, acredite!

5)     Quando quiser colocar algo em prática, faça com vontade e comprometimento, ou seja: dê o melhor de você, sempre!

6)     Não tenha medo das dificuldades! Identifique-as e se prepare!

7)     Conheça seus talentos e o quanto eles podem te ajudar em relação ao seu sonho;

8)     Entenda a real importância desta meta para você. O que você ganha? O que você perde? Decisões nos levam a escolhas. Reflita.

9)     Quem são as pessoas que estarão envolvidas nesse projeto? Envolva esta pessoa, compartilhe suas ideias, reflitam juntos.

10)  Por que você quer atingir este objetivo? Pergunte-se o “por que” de tudo até não conseguir mais responder. Você chegará ao real motivo do seu sonho. (Uma das muitas ferramentas para compreender a real motivação da sua conquista).

11)  Evite contar para o mundo sobre seus planos. Escolha uma pessoa que poderá lhe ouvir e lhe ajudar de alguma maneira;

12)  Coloque no papel a sua meta, desenhe, cole na parede ou faça como quiser, mas escreva!

13)  Desenhe um plano para chegar até este objetivo;

14)  Fragmente seu sonho em pequenas metas e foque suas energias em cada etapa. Não foque no caminho completo do processo e sim, nas pequenas ações que o levarão até a sua vitória;

15)  Comemore cada conquista!

Estes são alguns, dos muitos questionamentos para que você possa enfim, trocar o seu sonho por planejamento e ação! Acredite em você!

 

Andrea Tedesco – Co-Founder, Administradora, Coach e Educadora de Carreira

Deixe um comentário